FANDOM

Auguste Marie Taunay (Paris, 1768-Rio de Janeiro 1824), escultor francés, hermano de Nicolas-Antoine Taunay. Integró junto con su hermano la Misión Artística Francesa a Brasil.

Casado con Pai Pierre Antoine Henry Taunay, hermano de Nicolas Taunay , ficou sob seus cuidados ao tornar-se órfão com poucos anos de idade. Estudou escultura em Paris e conquistou em 1792, o prêmio de viagem a Roma, que não chegou a gozar, em virtude das dificuldades políticas do momento. Decorou a escadaria do Palácio do Louvre e expôs no salão de Paris (1808); executou, entre outras peças, estatueta de Napoleão, busto do major de cavalaria Jean-Baptiste Muiron (museu de Versalhes) e est;atua do general La Salle. Foi escultor da manufatura nacional de Sèvres e membro da academia de Belas-Artes do Instituo de França. Vindo para o Brasil em 1816, incorporado à Missão artística Francesa, tornou-se pensionário da cadeira de escultura da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, criada pelo decreto imperial de 12 de agosto de 1816. No Brasil, executou algumas peças para os festejos comemorativos da aclamação de D. João VI (1820), como a estátua Minerva protegendo com a égide o busto do monarca, além do busto de Luis de Camões (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio d Janeiro) e diversas estátuas, alegorias e baixos-relevos destinados à fachada da AcademiamImperial das Belas-Artes.

¡Interferencia de bloqueo de anuncios detectada!

También en FANDOM

Wiki al azar