FANDOM

  • Subfamilia Diphaglossinae
  • Tribu Caupolicanini. Michener 1986b
    • Caupolicana Spinola, 1851 Michener 1986b
    • (Alayoapis Michener, 1966) - cu - 1 - Michener 1986b
    • (Caupolicana s. str). - sa - 25 - Michener 1986b
    • (Willinkapis Moure, 1953) - pe ar - 2 - Michener 1986b
    • (Zikanapis Moure, 1945) - ne - 7 - Michener 1986b
    • Crawfordapis Moure, 1964 - cam - 1 - Michener 1986b
    • Ptiloglossa Smith, 1853 - ne - 30 - Michener 1986b
  • Tribu Diphaglossini. Michener 1986b
    • Cadeguala Reed, 1892 - bo ch ar - 2 - Michener 1986b
    • Cadegualina Michener, 1986 - vn /bo - 1 - Michener 1986b
    • Diphaglossa Spinola, 1851 - ch - 1 - Michener 1986b
  • Tribu Dissoglottini. Michener 1986b
    • Mydrosoma Smith, 1879 - me /br - 8 - Michener 1986b
    • Mydrosomella Michener, 1986 - ar - 1 - Michener 1986b
      • Mydrosomella gaullei (Vachal, 1904)
      • Mydrosomella cleia Graf & Urban 2001. Vinalto Graf, Danúncia Urban.
    • Ptiloglossidia Moure, 1953 - br ar - 1 - Michener 1986b

Mydrosomella Editar

O gênero Mydrosomella foi proposto por Michener em 1986 para Diphaglossa gaullei Vachal, 1904, caracterizado pela área malar muito curta, ausência de carena pré-episternal, sulcos prescutais curtos, sutura escutelar em uma fossa profunda, segunda célula sub-marginal menor que a terceira; as fêmeas com dois pequenos dentes basais nas mandíbulas, os machos com o processo apical do oitavo esterno largo e arredondado na ponta. As medidas que constam na descrição são dadas em milímetros.

Mydrosomella gaullei (Vachal, 1904) Editar

  • Mydrosomella gaullei (Vachal, 1904)
  • Diphaglossa ? gaullei Vachal, 1904. Rev. d’Ent. 23: 23.
  • Mydrosomella gaullei; Michener, 1986. Univ. Kansas Sci. Bull. 53 (4): 196.

Anteriormente conhecida somente da ARGENTINA, Tucumán e Buenos Aires. Foram examinados macho e fêmeas do BRASIL, Rio Grande do Sul, coletados em Caçapava do Sul, Guaritas [morros-testemunho de conglomerado câmbrio-ordoviciano] por C. Schlindwein; e uma fêmea do Paraná, Curitiba, coletada por S. Laroca. Neste último exemplar a pilosidade da face ventral do mesosoma é inteiramente branca.

Mydrosomella cleia sp.n. Editar

DIAGNOSE: Fêmea com pilosidade preta, macho com pilosidade preta e branca, porém os tergos sem faixa apical branco-pilosa decumbente.

http://www.culturaapicola.com.ar/fotos/Mydrosomella.jpg

Figs 1-8. Mydrosomella cleia sp.n. 1, cabeça do macho; 2, cabeça da fêmea; 3 a 8, macho; 3, asas; 4, sétimo esterno; 5, oitavo esterno; 6 a 8, genitália, 6, vista dorsal; 7, perfil; 8, vista ventral.

HOLÓTIPO MACHO Preto, exceto a face ventral das antenas castanho-pálida do segundo flagelômero ao apical; asas tingidas com marrom; tarsômeros medianos e distais castanhos.

Pilosidade longa e densa na cabeça (Fig. 1), no mesosoma e coxas e fêmures anteriores; mais curta no vértice, a parte dorsal da fronte quase glabra. Pêlos do tergo basal longos e com ramificações muito curtas dispostas em ângulo agudo. Branca em quase toda a cabeça passando a castanhoenegrecida no vértice; dorso do mesosoma e metade dorsal dos mesepisternos castanho-enegrecidos, o mesoscuto com larga orla esbranquiçada; metade ventral dos mesepisternos com pêlos brancos; também desta cor nos artículos basais das pernas, até o fêmur nas anteriores e medianas, e nas posteriores em todo o lado externo; tíbias e basitarsos medianos castanho-pálidos no lado externo, demais áreas das pernas com pêlos castanho-enegrecidos; face ventral dos basitarsos com cerdas castanhoavermelhadas.

Esbranquiçada nos dois primeiros tergos, nos seguintes castanho-enegrecida; quatro esternos basais com pêlos brancos, longos no primeiro, e formando franja decumbente longa nos seguintes; no quinto e sexto castanha.

Cabeça micro-reticulada, opaca; labro brilhante com rugas irregulares no disco e liso nos flancos; clípeo com pontos grossos, separados por um a dois diâmetros de ponto, ausentes na margem apical, com depressão alongada no meio e, nos lados o tegumento brilhante; ramo horizontal da sutura epistomal deprimido; área supraclipeal elevada em direção à carena frontal, com pontos mais finos do que os do clípeo; carena frontal quase até o ocelo mediano; na fronte, ventralmente aos ocelos laterais, duas protuberâncias largas, estreitando para o vértice; paroculares superiores quase glabras, sem pontuação diferenciada, levemente côncavas; do ocelo lateral quase até o olho uma pequena elevação quase reta; margem interna dos olhos fracamente emarginada próximo ao vértice. Mesoscuto microreticulado, os pontos menores que os do clípeo; escutelo com a pontuação mais densa que a do mesoscuto, menos na área basal; nos tergos como no mesoscuto, porém os pontos mais esparsos e mais finos; basitarsos anteriores com uma carena fina ao longo do comprimento, ausente na fêmea; asas anteriores com a terceira célula submarginal pouco maior que a segunda (Fig.3). Sétimo tergo sem placa pigidial, com protuberância longitudinal fraca e glabra.

Sétimo esterno com os lobos laterais e medianos angulosos, os laterais mais curtos, com lâmina translúcida estriada e bissinuosa unindo externamente os lobos (Fig.4); processo apical do oitavo esterno largo e arredondado distalmente; genitália com os gonóstilos arqueados para o meio e com pêlos longos densamente ramificados, no lado externo os pêlos tão longos como a largura do gonóstilo (Figs 6 e 8) e na face mesal com pelinhos esparsos. Valvas capitadas, mais largas que os gonóstilos (Fig. 6); volselas com o ápice anguloso (Fig.8). Quando vistos de perfil, os gonocoxitos e gonóstilos dispostos em ângulo obtuso (Fig.7).

Comprimento 13,50; largura da cabeça 3,96; comprimento da asa anterior 8,75; distância interorbital superior igual à inferior 2,12; comprimento mínimo da área malar pouco menor que um terço da largura da base da mandíbula 0,14: 0,48; distância interalveolar maior que a alveolocular 0,64: 0,46; distância interocelar menor que o dobro do diâmetro do ocelo mediano 0,56: 0,30; flagelômero basal cônico, com 0,48 de comprimento, e 0,20 de largura na base e 0,30 no ápice; segundo e terceiro flagelômeros, respectivamente 0,30 e 0,36 de comprimento.

ALÓTIPO Todo o tegumento preto, pilosidade inteiramente castanho-enegrecida, sem pêlos brancos (fig. 2); lados do propódeo com pêlos esparsos. Mandíbulas com três dentes, os dois basais muito reduzidos (Fig. 2). Comprimento 13,50; largura da cabeça 4,16; comprimento da asa anterior 9,50; distância interorbital superior 2,24 e a inferior 2,48; comprimento mínimo da área malar menor que um terço da largura da mandíbula na base 0,16: 0,56. HOLÓTIPO MACHO — BRASIL, Rio Grande do Sul, Osório, 20.VII.1992, I. Alves dos Santos leg. Alótipo, três parátipos machos e uma fêmea com os mesmos dados na etiqueta; um parátipo macho da mesma localidade coletado em 16.X.1992. Depositados na Coleção J. S. Moure, Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná.

ETIMOLOGIA. Nome aposto, em homenagem a Cléia Maria Bento Graf. COMENTÁRIOS Mydrosomella gaullei, a espécie-tipo do gênero é reconhecida à primeira vista pelas faixas apicais branco-pilosas dos tergos, estreitas e densas. Os machos de M. gaullei têm as valvas um pouco mais estreitas que os gonóstilos, estes com pilosidade curta, e as volselas com o ápice arredondado; gonóstilo e gonocoxito, de perfil, com o contorno dorsal suavemente arredondado; o sétimo esterno com as placas medianas e laterais capitado-truncadas.

Bibliografía Editar

  • GRAF, V.; URBAN, D.. Mydrosomella cleia, uma espécie nova de Diphaglossinae do sul do Brasil (Hymenoptera, Colletidae). Acta Biológica Paranaense, América do Sul, 30 14 12 2004. Total PDF.

¡Interferencia de bloqueo de anuncios detectada!

También en FANDOM

Wiki al azar